segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gráfica cubana e Eduardo Muñoz





EDUARDO MUÑOZ BACHS nasceu na Espanha em 1937 e morreu em Cuba em 2001. Importante ilustrador e gráfico, integrante do grupo de artistas cubanos que modernizaram o cartaz a partir da Revolução. Seus principais trabalhos graficos foram cartazes para os filmes produzidos pelo ICAI Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfica.

Nota-se no trabalho de Muñoz e de outros artistas graficos cubanos um sentido estético que se desprende da função pura de divulgar o filme em cartaz, vai muito além disto, em termos de qualidade plástica. Talvez por ser Cuba um país fechado à economia capitalista, a independência em relação ao mercado proporcionou aos artistas maior liberdade para criar.
A escola cubana de cartazes remonta a própria historia desta linguagem, utilizando-se de uma técnica absolutamente artesanal: a serigrafia, e alcançando com ela uma grande riqueza formal e de cores e, mais especialmente, de texturas. Um dos principios da criação era eliminar as frases comerciais dentro do cartaz, limitando a informação para o público essencialmente ao título do filme e à ficha técnica mais importante.
Segundo Rui de Oliveira, professor de Desenho Industrial da UFRJ, o grande ensinamento que estes cartazes nos passam, é o de que não há o decantado prodígio tecnológico se não houver o talento do artista e sua capacidade de representação figurativa, “é justamente essa riqueza gráfica, este virtuosismo do desenho e da ideia que nos encantam nestes cartazes”,

Alguns cartazes de Muñoz estiveram na Caixa Cultural de Brasília durante a exposição CARTAZES CUBANOS, UM OLHAR SOBRE O CINEMA MUNDIAL.
 
Abaixo um link para galeria de cartazes de Muñoz:
 
*Alem de cartazista, Muñoz foi ilustrador de livros infantis:
http://www.artofcuba.com/buttons/illustrations.html

Um comentário: