sexta-feira, 23 de abril de 2010

e por falar em tipografia




Como transmitir não-verbalmente a atmosfera de uma mensagem? como dar expressão a uma frase? em que "tom" aquilo que está escrito em um cataz está sendo dito?
A tipografia está presente em todos os lugares onde haja escrita e por meio dela é possível identificar além do código verbal outras mensagens transmitidas pelo desenho das letras (ou tipos, na linguagem do design).
Quando faz uso da tipografia o designer gráfico se preocupa com a escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, atento para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.
Este é um dos meus temas preferidos dentro do design. Por isso irei postar aqui constantemente criações gráficas com forte apelo tipografico.

E por falar nisso...
A revista Tupigrafia é a publicação que se dedica a mostrar a produção nacional do design tipográfico brasileiro e suas manifestações no design gráfico e na cultura em geral. Também trata do tema dentro do cenário internacional.
Os editores defendem o uso dos recursos tipográficos como "forma indispensável para garantir a expressividade de peças gráficas e levar o leitor à correta identificação e assimilação do conteúdo de uma obra editorial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário